terça-feira, 31 de julho de 2012

ALGUMAS DICAS SOBRE ÓCULOS DE GRAU

Você sabia que 60% dos brasileiros usam óculos de grau?
Assim como os óculos de sol, os de grau mostram muito de como você é!
Na hora de escolher o seu é importante combinar com seu estilo e, principalmente, trazer uma harmonia para seu rosto. Além disso, as sobrancelhas são peças fundamentais de expressão, sendo assim, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher os óculos que mais combinam com você.
Todos sempre têm dúvidas referentes à altura das hastes, formato do modelo e assim vai!
 Por isso, vamos passar essas dicas:
- Os óculos devem ficar um pouco abaixo das sobrancelhas e combinar o máximo possível com o formato dela.
- Para as meninas que não dispensam um make, a armação deve ficar entre 1 a 3 milímetros abaixo da sobrancelha, valorizando assim a maquiagem!
- E, antes de tudo, sempre escolha um modelo que seja confortável!
Como você vai usá-lo na maior parte do seu dia, é muito importante que ele não se torne um incômodo! Então se certifique se ele encaixa bem e não escorrega do rosto.
 - Se você tem um grau muito elevado, o ideal é usar os óculos com a armação menores assim você ficará com uma aparência mais natural.
- Agora, se você tem o rosto largo, evite as armações pesadas e grandes! Quanto mais fina, melhor!
- Não quer chamar atenção? Então evite as armações escuras!





E, como não poderia ser diferente, a Ótica Farol tem uma linha superfashion de óculos de grau esperando por você!

Escolha já o seu!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

USO INADEQUADO DE MAQUIAGEM PODE FAZER MAL À SAÚDE


maquiagem

Companheiros da maioria das mulheres, os cosméticos, de uma maneira geral, são um grande depósito para bactérias e dependendo do local de armazenamento e modo de uso o risco aumenta mais. O pior são os específicos para região dos olhos, como lápis, delineadores e máscaras que podem causar alergias, coceiras, conjuntivites e até infecções mais sérias na mucosa ocular.
Segundo o oftalmologista Dr. João Luiz Pacini Costa, diretor médico do grupo Visão Institutos Oftalmológicos Associados, as maquiagens não devem ser compartilhadas. “Um rímel, uma sombra ou um lápis de olho, pode ser veículo de transmissão de conjuntivite bacteriana. Por isso, os produtos devem ser pessoais e intransferíveis”, ressalta Pacini.
A remoção correta da maquiagem ocular também é fundamental porque impede a inflamação das pálpebras, chamada de blefarite. “É muito comum em pacientes do sexo feminino a patologia que causa coceira, queimação, lacrimejamento, tersóis, visão embaçada e escamas nas margens das pálpebras”, explica o especialista.

Fique de Olho:
· O rímel e a máscara têm validade pequena, durando até 6 meses dependendo da marca. Qualquer mudança na consistência ou na cor do produto já é um sinal que chegou a hora de trocar. Nunca tente melhorar a qualidade adicionando água ou óleo.
· Os pincéis merecem atenção especial. Poucas pessoas têm o hábito de lavá-los. A limpeza deve ser feita semanalmente com água morna e sabão neutro.
· Para não correr o risco de ter problemas por causa da maquiagem, cheque sempre a data de validade e preste atenção no local adequado de armazenagem que consta na embalagem.

domingo, 29 de julho de 2012

MITOS E VERDADES EM OFTALMOLOGIA

Muitas são as dúvidas quando falamos sobre a visão. Ciente das inúmeras credinces populares, Dr. Rodrigo Machado Cruz tira a limpo os equívocos relacionados à saúde ocular.

OS ÓCULOS VENCEM DE ANO EM ANO?
MEIO MITO, MEIO VERDADE! As lentes corretivas não são como alimentos ou medicamentos que podem fazer mal depois de expirado o prazo de validade. No entanto, as lentes de óculos sofrem alterações físicas, com o seu uso e desgaste, além dos olhos necessitarem de exames periódicos para assegurarem uma saúde preventiva. É prudente realizar exames oftalmológicos semestralmente, em crianças e adolescentes já usuários de correção visual, e anualmente, nos adultos, seja ou não usuário de óculos, e nas demais crianças e adolescentes.

SE NÃO USAR OS ÓCULOS VOCÊ VAI ACABAR COM UM FUNDO DE GARRAFA NO ROSTO?
MITO! Respondendo às duas afirmações anteriores, os óculos não modificam os olhos como estrutura, apenas alteram as imagens por eles percebidas. Portanto, usar não vicia ou faz aumentar ou diminuir o grau refrativo. Ocorre que, como as imagens estão mais nítidas e não há esforço visual, há mais conforto e assim estabelece-se a necessidade, não o vício, do uso da correção visual mais constantemente. Outro aspecto a ser comentado é que em crianças com erros refrativos importantes a ausência de correção visual, com óculos, poderá comprometer o desenvolvimento normal da visão, chamada AMBLIOPIA, irreversível se descoberta tardiamente.

ASSISTIR TV DE PERTO OU DEITADO PREJUDICA OS OLHOS?
MITO! Não há prejuízo, mas pode causar desconforto e sonolência por exigir um esforço maior para focar as imagens e manter o paralelismo ocular com o intuito de distinguir as imagens em sua percepção correta.

FONTE:http://www.inbol.com.br/patologias/mitos-e-verdades-em-oftalmologia/

quarta-feira, 25 de julho de 2012

ESTRABISMO

Estrabismo é um defeito visual no qual os olhos estão mal alinhados e apontam em diferentes direções.O não alinhamento pode ser notado sempre , ou pode ser notado esporadicamente. Um olho pode estar direcionado reto , para frente, enquanto o outro pode virar para dentro, para fora, para cima ou para baixo.
O olho virado pode endireitar ás vezes e o olho reto pode desviar
 
Estrabismo é uma condição comum entre as crianças, afetando cerca de 4%, mas também pode ocorrer mais tarde na vida.Ocorre igualmente em pessoas do sexo masculino e feminino, e pode ser hereditário(familiar). Entretanto, muitas pessoas com estrabismo não tem parentes com o problema.
É possível que seu filho tenha estrabismo se:
  • Os olhos dele apresentarem desvio para dentro ou para fora
  • Os olhos dele não se moverem juntos
  • O ponto de luz que é refletido em cada um dos olhos não é simétrico
  • A tendência é inclinar a cabeça para um lado.
  • Não é capaz de calcular profundidade
  • Olhar para o sol só com um olho

Causas
A causa exata do mau alinhamento dos olhos que leva ao estrabismo não é totalmente compreendida, embora o problema aparentemente seja genético.
Como os olhos desalinhados não focalizam em conjunto, ocorre visão dupla.Uma criança com estrabismo , inconscientemente vai ignorar uma das imagens que vê , e automaticamente as conexões nervosas entre o olho e o cérebro relativas á imagem ignorada não vão conseguir se desenvolver, daí a ambliopia (o cérebro reconhecerá a imagem do olho de melhor visão e ignorará a imagem do olho mais fraco), olho preguiçoso.

Tratamento
Os objetivos do tratamento para o estrabismo são preservar a visão, endireitar os olhos e restaurar a visão binocular.Para desenvolver uma boa visão, o olho afetado deve ser obrigado a trabalhar.
Existem muitos tratamentos que podem ser usados isoladamente ou em conjunto, dependendo do tipo , da severidade e da causa do estrabismo de seu filho.
Esses tratamentos são:
  • Óculos
  • Colírios ou pomadas
  • Medicação injetável
  • Cirurgia
  • Tampão(cobrir o olho que vê melhor)
Cirurgia de Estrabismo

A cirurgia de Estrabismo envolve uma pequena incisão no tecido que recobre o olho, permitindo ao oftalmologista acessar os músculos orbiculares subjacentes.Pode ser necessário realizar a cirurgia em um ou ambos olhos.Na cirurgia de estrabismo em crianças , a anestesia geral é necessária.Nas cirurgias realizadas em adultos a anestesia local é uma opção.
O tempo de recuperação é rápido, e dentro de alguns dias o paciente já está apto a retornar as suas atividades normais. Depois da cirurgia, óculos ou prismas poderam ser utilizados.Hipercorreção ou hipocorreção podem ocorrer, e nesses casos será necessária outra cirurgia.
A cirurgia precoce é recomendada pois conforme a criança vai ficando mais velha , as chances de recuperar a visão binocular diminuem , apesar do campo de visão lateral poder melhorar. Olhos desviados também podem ter um efeito negativo sobre a autoconfiança da criança.
A cirurgia de estrabismo geralmente é um tratamento seguro e eficiente para o mau alinhamento ocular.
Porém, como em qualquer cirurgia ,existem riscos como: infecção, hemorragia, cicatrização excessiva e outras complicações muito raras.
Fonte: www.clinicadrtoufic.com.br


CUIDADOS COM OS OLHOS NO LOCAL DE TRABALHO

Proteção ocular
Acidentes oculares podem causar danos irreparáveis ao trabalhador
Segundo dados da Previdência Social, os acidentes oculares no trabalho aumentaram nos últimos anos. O número de traumatismo no olho e órbita ocular mais que dobrou entre 2008 e 2010 saltou de 2,3 mil para 4,7 mil. “E o maior problema é que muitas vezes são danos irreparáveis ”, conta o diretor-médico do grupo Visão Institutos Oftalmológicos Associados, Dr. João Luiz Pacini Costa.

A Previdência também revela que o olho é a quinta parte do corpo mais atingida pelos acidentes de trabalho. De acordo com o Dr. Pacini parte dos acidentes oculares está associada à falta de orientação dos trabalhadores a prevenção de acidentes com os olhos, que inclui profissionais de todas as áreas.

“Para os profissionais que trabalham com solda e serragem é preciso usar óculos de proteção ou EPI (equipamento de proteção individual), que podem reduzir em 90% os acidentes oculares. E para quem trabalha no computador deve ser feita uma pausa após 2 horas de trabalho”,alerta.

De acordo com especialistas 75% dos usuários com até 40 anos e 90% dos que têm idade superior são portadores da síndrome da visão no computador (CVS). A síndrome causa ardência, visão embaçada, sensação de areia nos olhos e dor de cabeça. " O cansaço visual pode diminuir em até 20% o rendimento do trabalhador", reforça o médico.

Se você prescisa de Óculos de Proteção com Grau, venha na Ótica Farol e conheça nossa linha de Óculos de Segurança!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

COMO USAR ÓCULOS E MAQUIAGEM SEM ERRAR


Além de todos os problemas citados na música “Óculos”, da banda Os Paralamas do Sucesso, aqueles que precisam passar os dias com os olhos atrás de lentes também enfrentam inúmeras outras dificuldades.

Do dia-a-dia de quem usa óculos, combinar bem maquiagem com aquela inseparável armação pode ser um dos maiores desafios. O primeiro passo para continuar valorizando seu rosto usando o acessório é a escolha certa da armação, tentando escolher uma com um formato que combine com os traços do rosto.

Se estiver precisando valorizar mais seus traços, se maquiar sem deixar os óculos em casa, veja algumas dicas da maquiadora Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá, para não errar.

 

1 - na hora que for escolher sua armação esteja usando a maquiagem que usa habitualmente, para que você já faça os testes com base naquilo que usa sempre.

2- se seu problema é miopia, a tendência das lentes para esse caso é deixar os olhos menores. Para evitar isso, use cores claras nos olhos. Você pode optar também por um tom escuro na parte externa e clara no centro, finalizando com lápis no contorno dos olhos.

maquiagem para quem usa óculos Maquiagem para quem usa Óculos   Passo a Passo
3- se seu caso é hipermetropia, a situação é a oposta, e os olhos parecem maiores. Para diminuir esse efeito, experimente cores escuras e use lápis na linha da lágrima.

4- As sobrancelhas costumam ficar em evidência com óculos, portanto, atenção máxima a elas.

5- Ao usar rímel, concentre-se no objetivo de dar volume aos cílios, e não alongá-los. Assim, você não paga o mico de sair por aí com a lente borrada.

6- Cuidado ao maquiar as bochechas e a boca. Se exagerar, pode ficar com o visual sobrecarregado.

7- Se sua armação for colorida, jamais use os tons dela nos olhos ou na boca. Nesses casos, opte por tons nude, próximos ao de pele.
8- Fique de olho no estilo da sua armação. Se ela faz o estilo clássico, pode não cair bem um make super moderno, por exemplo.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

CATARATA

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.
Sintomas
Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.
No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.
Causas
A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.
A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.