domingo, 30 de setembro de 2012

SOL EM EXCESSO AUMENTA EM 60% O RISCO DE CATARATA


O Dr. Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Visão Laser, em Santos, e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, alerta que uma doença como a catarata, que causa cegueira se não tratada, pode ser acelerada com o excesso de raios ultravioleta sobre os olhos. "Pessoas com intensa exposição ao sol sem proteção têm 60% mais chance de ter catarata, já que os raios ultravioleta em excesso aceleram o envelhecimento do cristalino, a lente natural dos olhos".

Outros males em decorrência do sol em excesso na região dos olhos são doenças de retina, como a degeneração macular relacionada à idade (DRMI), que também pode levar à cegueira. Os danos mais comuns em curtos períodos de exposição são coceira, lacrimejamento, aversão à luz e inchaço nas pálpebras.

PROTEÇÃO SEMPRE

E não basta adotar qualquer tipo de óculos de sol. Usar óculos escuros que não tenham proteção contra os raios ultravioleta (UV) é pior do que não usar nada. Sem filtro, o acessório só facilita a ação dos raios solares. "No escuro, as pupilas dilatam, o que facilita a entrada de radiação. Ou seja, os óculos quando só escurecem, não protegem", explica Colombo Barboza.

Os ideais devem ter lentes com proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) - as chamadas lentes anti-UV. Elas são necessárias para filtrar os raios que a córnea (lente ocular com a função de focar as imagens na retina) não é capaz de absorver e filtrar. "A proteção dos olhos contra o sol é mais séria do que se imagina. Todo o alerta sobre proteção da pele deveria incluir o cuidado com os olhos", entende o Dr. Marcello Colombo Barboza.

 

Proteger a pele do sol já se transformou em hábito para muitos. Porém, o cuidado com os olhos ainda fica a desejar. Há pessoas que, para não ficarem com a marca dos óculos escuros no rosto, deixam de lado o acessório, que tem muito mais importância para a saúde ocular do que se pode imaginar. Estudos apontam que os moradores de países próximos da linha do Equador, região com maiores níveis de radiação solar, desenvolvem mais problemas, como a catarata e a vista cansada, ambos favorecidos pelo exagero do sol sem proteção ocular.
DICAS PARA ESCOLHER E USAR OS ÓCULOS ESCUROS

- Compre óculos originais de boas marcas em óticas reconhecidas.
 - Os óculos com lentes castanhas, cinzas e verdes protegem melhor os olhos.

- Os óculos devem ter hastes largas para dificultar a passagem dos raios solares.

- Por meio de equipamentos, as óticas podem indicar quais óculos contêm filtro contra raios ultravioleta.

- Vale a pena levar os óculos ao seu oftalmologista também, para análise.

- Crianças devem usar óculos escuros porque os efeitos do sol são cumulativos.

- Adote os óculos de sol na praia e na piscina e também use nos dias nublados.
 
FONTE: http://www.opticanet.com.br/secao/saude/3616/sol-em-excesso-aumenta-em-60-risco-de-catarata/ler.aspx

sábado, 29 de setembro de 2012

NOVO LASER PARA OPERAR VISTA CANSADA

Uma tecnologia inédita traz mais precisão na hora de realizar a cirurgia de presbiopia

A técnica foi apresentada no último Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, sediado na capital paulista. Batizado de femtosegundo, o laser é indicado para corrigir a dificuldade de enxergar de perto, condição que bate à porta de quase todo mundo que passou dos 40 anos.

"O problema aparece quando a lente natural do olho envelhece e perde sua flexibilidade", esclarece o oftalmologista Newton Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. O novo método apresenta menos efeitos indesejados no pós-operatório quando comparado ao procedimento convencional, que se vale das ondas de um ultrassom.

Trocando as peças

Entenda como ocorre a substituição do cristalino, responsável por focalizar os objetos de perto: Um raio laser é aplicado sobre o cristalino, que fica logo atrás da córnea, e o estilhaça. Então, uma caneta acoplada ao equipamento aspira os resíduos dessa lente.

Em seguida, é instalada uma lente artificial - feita de plástico, silicone ou acrílico. Ela se encaixa no olho e passa a realizar as funções de um cristalino novo em folha.

Fonte: http://www.opticanet.com.br/secao/asnovidades/6495/novo-laser-para-operar-vista-cansada/ler.aspx

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EMPRESA CRIA "ÓCULOS INTELIGENTE" QUE CORRIGE DALTONISMO

Uma empresa chamada EnChroma anunciou na semana passada um modelo de óculos de sol inteligente.



Existem vários tipos de daltonismo, um que a pessoa não distingue tons vermelhos, outro em que ela não distingue tons verdes, outro em que os tons azuis são difíceis de enxergar, mas o tipo mais raro de todos é quando a pessoa enxerga o mundo em tons de cinza por não conseguir distinguir nenhum dos três tons. Por enquanto a EnChroma fez dois tipos de óculos apenas, o Cx-D para quem tem deuteranopia (não enxerga tons verdes) e Cx-PT, para quem tem protanomalia (não enxerga tons vermelhos).
Mas antes que você ache que trata-se de um concorrente para o altamente tecnológico Google Glasses, cheio de chips e com suporte a realidade aumentada, é melhor explicar direito qual é a inteligência dele: o óculos tem uma lente especial capaz de corrigir daltonismo.

O que os óculos EnChroma têm de diferente (e é aí que chega o ângulo tecnológico da história) é uma camada extra na lente que é capaz de filtrar a luz de um modo que certos tons sejam intensificados - tons que os daltônicos têm dificuldade em enxergar. A empresa criou essa camada baseada em um "modelo matemático do sistema visual humano que é capaz de prever o efeito de percepção de cores de qualquer filtro colocado na frente dos olhos". Esse modelo, claro, foi patentado - mais detalhes sobre ele estão no site da empresa.
Protótipos dos óculos foram demonstrados durante a Vision Expo West na semana passada em Las Vegas, mas a empresa não disse quando eles estarão disponíveis ou qual o seu preço. Estima-se que 200 milhões de pessoas no mundo tenham daltonismo, então essa empresa já tem um público-alvo bem grande. Por isso espero que os óculos não custem tão caro.
Fonte: http://www.opticanet.com.br/secao/opticanomundo/6558/empresa-cria-oculos-inteligente-que-corrige-daltonismo/ler.aspx

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ANÉIS DE FORMATURA

Conheça nossa linha de Anéis de Formatura, com as opções de serem confeccionados em Ouro 18K ou 10K, e com pedras naturais ou sintéticas.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

ÓCULOS PARA O VERÃO 2013

Já era hora de começar a falar de verão por aqui, e pra dar início aos posts com tendências para a próxima temporada, escolhi aquele acessório indispensável dos dias quentes e ensolarados: O óculos escuro. Além do fator proteção, importantíssimo nesta época do ano, eles são capazes de deixar qualquer pessoa muito mais atraente. Então nada melhor do que estar por dentro desta trend para esbanjar estilo por aí…


Os anos cinquenta e setenta exercem forte influência nos modelos da estação e os shapes favoritos você pode conferir abaixo:



Com perfume setentinha, as lentes redondas foram a grande aposta da maioria das grifes nacionais e internacionais e serão sem dúvida alguma as estrelas da próxima temporada. Os modelos menores tem um ar mais “cool”, já os oversized são puro glamour.


Com pegada retrô, os famosos óculos de gatinho, ou cat eyes, foram sucesso na década de 50 e continuam super em alta. Perfeitos para quem quer uma produção cheia de charme e bem feminina. Como plus, o modelo tem o poder de levantar a expressão.


Este não cai de moda nunca. Os óculos aviadores ficam bem em quase todo o tipo de rosto. Quem já tem, pode continuar usufruindo sem medo, e quem nunca usou, que tal experimentar? Escolha atemporal e super estilosa!


O wayfarer , assim como o aviador, já conquistou seus fãs incondicionais, um clássico da moda que volta e meia ganha novos ares, mas nunca perde esse “jeitão” de óculos de superstar.



Os espelhados já estão sendo usados neste inverno, mas é no verão que eles prometem realmente bombar. Todos os shapes estão liberados, basta eleger um estilo preferido. Chamativos por natureza, são aposta certeira para quem não quer passar despercebida!

Já deu pra perceber que os óculos da estação são cheios de personalidade não é mesmo!? Tem modelos para todos os tipos de rostos e principalmente para todos os gostos.. Com tantas opcões a vista, fica difícil eleger um preferido. Qual o seu??

TIPOS DE ROSTOS E O MODELO DE ÓCULOS IDEAL PARA ELES


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

HISTÓRIA E ORIGEM DAS ALIANÇAS DE CASAMENTO E NOIVADO

Muito se fala a respeito da papel das alianças na união entre duas pessoas; no entanto, poucos sabem sobre a importância histórica dada a esse par precioso.
Acredita-se que as alianças surgiram entre gregos e romanos, provavelmente, vindo de um costume hindu que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular - ou seja, sem começo nem fim - representa-se a o amor contínuo entre o casal.
A palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo material entre duas pessoas emocionamente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.
Um dos mais famosos e antigos casos da utilização das alianças ocorreu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Aústria, presenteou Mary Burgundy com um anel de diamante. Assim, iniciou-se a tradiçao dos anéis de noivado; sobretudo, daqueles com brilhante. O diamante das alianças passou a representar a solidez do relacionamento, isso porque, a valiosa gema é imperecível e extremamente resistente. Alguns gregos acreditavam que os diamantes eram estilhaços de estrelas que chegaram a Terra.
Seja qual for a crença, nota-se que as alianças desempenham, nas mais diversas culturas, a importante função de simbolizar a união entre um casal. Tamanha responsabilidade exige que se escolha com cuidado o par que acompanhará os noivos nessa nova fase de suas vidas.


Venha conhecer nossa linha de Alianças de Casamento, Noivado e Compromisso, podendo ser confeccionadas em Ouro 18k ou 10k e Prata 950.

sábado, 8 de setembro de 2012

ÓCULOS DE GRAU DE 'CAMELÔ' SÃO AMEAÇAS PARA A SAÚDE DOS OLHOS


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu fazer um alerta para que a população não se arrisque a comprar ou utilizar óculos de grau prontos, vendidos informalmente, por preços baixos, em bancas de camelôs e lojas do comércio popular.

A escolha de lentes com um grau bem maior do que o necessário pode levar a uma dependência maior dos óculos. Para quem tem miopia, as lentes inadequadas causam um esforço da musculatura dos olhos, que é chamado de miopização. Já para quem tem hipermetropia (dificuldade de ver de perto), as lentes populares tornam os olhos mais “preguiçosos” e dependentes de graus cada vez maiores.

A grande diferença entre os óculos de grau vendidos nas ruas e os encomendados em serviços especializados está, também, na consideração de detalhes sobre o diagnóstico do paciente. Os profissionais costumam dosar as necessidades dos olhos específicas de cada paciente, considerando, por exemplo, o astigmatismo associado à distância entre as pupilas e a diferença entre o tamanho dos dois olhos, que dificilmente são idênticos.

Quando as lentes são confeccionadas e montadas por um profissional competente, as chances de sintomas indesejados por produtos de má qualidade são mínimas.
 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

PRIMAVERA EXIGE CUIDADOS COM OS OLHOS

Com a chegada da primavera no próximo dia 23 de setembro, os olhos precisam de cuidados para se manterem saudáveis o ano todo. Nas cidades grandes, o excesso de poluentes no ar, as horas em frente ao computador somados a um dia de sol forte podem deixá-los vermelhos e causando aquela sensação da presença de grãos de areia, coceira e até casos de alergia.
Segundo especialistas, pequenas mudanças no dia-a-dia podem fazer diferença como postura correta ao sentar, cuidados com a iluminação e até as pausas para quem se expõe muito tempo em frente ao computador. Pode parecer pouco, mas ajudar a preservar a saúde dos olhos por muito tempo.
Os cuidados não devem se limitar à estação verão, por se tratar de um período que ocorrem muitos casos de conjuntivite, mas no final do inverno e início da primavera, o pólen das flores fica em evidencia fazendo com que aumente os casos alérgicos, afirma a oftalmologista Márcia Barbosa, do ISO Olhos.
Para evitar o problema a recomendação é manter sempre as mãos bem limpas, evitando levá-las aos olhos. Outra forma de proteção para as pessoas que estão em constante contato com a poluição e com os raios solares, como motoboys, é utilizar óculos escuros, de preferência àqueles com selo de proteção aos raios ultravioleta, além de utilizar colírios prescritos pelo oftalmologista para lubrificar os olhos.
Hábitos como não fumar, manter bom sono, diminuir o stress, proteção contra o sol e uma dieta balanceada contendo uma gama de vitaminas e minerais são elementos essenciais para uma boa visão e para manter os olhos saudáveis em crianças e adultos.