quarta-feira, 22 de abril de 2015

APRENDA A VALORIZAR O SEU OLHAR POR TRAZ DOS ÓCULOS

O acessório, cada vez mais queridinho, tem ganhado status de peça fashion — tanto que está entre os itens mais consultados na Central de Atendimento ao Telespectador, da Globo — e pode valorizar ainda mais a beleza da mulher que precisa deles para enxergar melhor. O segredo é uma boa maquiagem, com olhos mais expressivos apesar das lentes.
— A maior reclamação que ouço de mulheres que usam óculos é que quando se maquiam a produção não aparece muito. A questão é que, com óculos, não tem jeito de usar uma maquiagem levinha. A make tem que ser forte, senão não ganha destaque — avisa Janny Sampaio, cabeleireira e maquiadora do salão Werner Via Parque Shopping.
Adepta de óculos para descanso, a engenheira de produção Raian Rodovalho, de 22 anos, aprovou o visual mais produzido por trás da armação.
— O que mais me impressionou foi a importância dada às sobrancelhas. O retoque para deixá-las mais marcadas deu uma levantada no look — diz a moradora de Niterói.


Dica da especialista:
Escolher as cores da maquiagem quando se usa óculos é simples. Segundo Janny Sampaio, vale combinar com a cor da armação: “As armações mais neutras permitem sombras coloridas e vice-versa”, ensina ela, que completa: “Mas também não adianta usar muitas cores: um degradê com duas sombras é suficiente. O mais importante é valorizar o olhar com a máscara de cílios. Outra dica é optar por um blush mais natural para a maquiagem não brigar com a cor das bochechas”, completa.
Da novela para a vida real:
Os óculos de grau estão caindo no gosto das espectadoras das novelas. Além da armação de Celina, de “Além do horizonte”, as de Marina (Tainá Müller) e Helena (Julia Lemmertz), de “Em família”, já estão entre os mais consultados na CAT. Os óculos de Celina são do acervo da Globo. Marina usa óculos Boss Orange. O de Helena é Marc Jacobs, da Arnaldo Gonçalves Óticas.


Passo a passo:
1.º - Prepare a pele com base, 
em seguida com corretivo e finalize com pó.
2.º - Misture sombra de sobrancelha 
marrom com cinza e preencha o local.
3.º - Faça um risco fino com sombra
 preta rente aos cílios inferiores.
4.º Com a mesma cor de sombra, 
pinte o canto externo da pálpebra.
5.º - Esfumando, preencha o resto da 
pálpebra com sombra cinza grafite.
6.º - Com iluminador na cor prata, 
realce o arco da sobrancelha.

7.º - Faça um traço de espessura média 
com o delineador em gel preto.
8.º - Capriche nas camadas de máscara
 nos cílios superiores e inferiores.

9.º - Pincele blush bronze nas maçãs do
rosto e finalize os lábios com batom.


Agradecimento: Óticas do Povo Via Parque Shopping


SEU CELULAR E TABLET ESTÃO PREJUDICANDO SUA VISÃO

looking_local_on_mobile_image_crop


Todo mundo deve ter ouvido de sua mãe ou avó que deveria ficar mais longe da televisão ou do computador, para não “cansar as vistas”. Pois a sua mãe ou avó estava certa: usar computador ou televisão, e mais recentemente, celular smartphone e tablets, pode realmente estar prejudicando a sua visão.
 

Seu celular está prejudicando sua visão


O alerta é de oftalmologistas, apontando os danos que o vício nestes aparelhos pode causar. E é vício mesmo – pessoas com menos de 25 anos têm o costume de olhar pelo menos 32 vezes por dia se tem alguma coisa acontecendo na tela do seu smartphone, segundo estudo recentemente publicado.

E qual o risco, exatamente? Segundo os médicos, a luz azul-violeta prejudica uma região da retina chamada mácula causando a sua degeneração, uma das principais causas de cegueira, geralmente associada ao envelhecimento.


Mesmo a “luz azul do bem” (azul-turquesa), usada para regular o relógio circadiano (o ciclo de sono-vigília do nosso organismo), pode desregular este relógio.

Outra coisa que o estudo com 2.000 voluntários revelou é que, além de checar 32 vezes por dia o smartphone, as pessoas costumam olhar para ele bem mais de perto do que para outros objetos, e acumular pelo menos 7 horas diárias de estresse nos olhos.

O dano é causado, segundo os oftalmologistas, pelas longas horas de uso e pela diminuição do ritmo das piscadas. O conselho dos especialistas é simples: além de diminuir o tempo de uso destes apetrechos, é importante fazer exames oftalmológicos com frequência. [BBC]

sexta-feira, 17 de abril de 2015

USO DE TABLETS E SMARTPHONES PODE PREJUDICAR VISÃO DE CRIANÇAS

Especialista explica que o contato excessivo com os aparelhos é responsável pelo aumento da miopia e outros problemas visuais

Uso de tablets e smartphones pode prejudicar visão de crianças stock.xchng/Divulgação
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia,
 cerca de 15 milhões de crianças em idade escolar sofrem de problemas de visão 
 Foto: stock.xchng / Divulgação

Basta observar as crianças no recreio da escola ou em uma rodinha no shopping e logo se percebe um denominador comum. Estão todos com seus smartphones ou tablets em punho trocando mensagens, jogando os mais recentes games ou ligados em suas redes sociais. Porém, o uso em demasia desses aparelhos tem prejudicado — e muito — a visão das crianças e adolescentes.

É isso que afirma a oftalmologista pediátrica e consultora do Consulte Aqui Rosane da Cruz Ferreira. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, Rosane é categórica ao dizer que tablets, celulares e computadores são contraindicados para os pequenos.

— A geração atual está desenvolvendo miopia, que é a dificuldade para ver de longe, mais precocemente e em graus muito maiores do que as gerações anteriores — alerta.

A miopia tem vários fatores, sendo os mais importantes o genético e o ambiental. A doença está associada ao esforço acomodativo, isto é, ver coisas pequeninhas muito de perto, em movimento ou no escuro.

Se a criança passa muito tempo em frente ao computador, joguinhos de celular, lendo ou vendo TV no escuro ou ainda assistindo filmes no DVD no carro, o cérebro entende que o importante é a visão de perto, que vai ficando cada vez melhor, em detrimento da visão de longe, explica a especialista.

Os aparelhos modernos são prejudiciais e o risco de ter a doença aumenta se a criança tiver predisposição genética, ou seja, míopes na família, ou se for detectada uma tendência no exame oftalmológico de rotina.

Números preocupantes
Segundo dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no início do ano, cerca de 15 milhões de crianças em idade escolar sofrem de problemas de visão, como miopia, hipermetropia e o astigmatismo.

Segundo o conselho, a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que pelo menos 100 mil crianças brasileiras têm alguma deficiência visual e 33 mil ficaram cegas por causa de doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas caso descobertas precocemente.

A importância dos exames

O primeiro exame visual deve ser feito logo que a criança nasce. Chamado popularmente de Teste do Olhinho, o Teste do Reflexo Vermelho pode detectar qualquer patologia que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e ainda opacidades congênitas de córnea, tumores ou inflamações intraoculares e hemorragias intravítreas.

O teste tem como objetivo a diminuição da incidência da cegueira infantil.

— Caso o resultado seja anormal ou duvidoso, o bebê deve ser encaminhado à consulta oftalmológica de urgência — aconselha a especialista.

Pais devem estar atentos
Normalmente, quando os sinais aparecem a doença já está bastante avançada. É muito difícil os pais perceberem os problemas em sua fase inicial. Por isso, as avaliações de rotina são fundamentais.

Os sinais mais perigosos indicativos de doença ocular são o aparecimento de um reflexo esbranquiçado nas fotografias, assimetria do reflexo vermelho do flash entre os olhos e estrabismo (desvio dos olhos), enumera Rosane.

Outros sinais de que a visão do seu filho não vai bem são dores de cabeça frequentes, franzir a testa e apertar os olhos para ler e a necessidade se sentar muito próximo ao quadro-negro na escola ou à televisão.

Todos esses sintomas podem ser causados por erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Além disso, a criança com erro de refração tende a ser mais lenta no desempenho escolar, pode apresentar dificuldade de concentração e desinteresse nas atividades.

— Algumas vezes as crianças tem o diagnóstico errôneo de hiperatividade, quando na verdade tem hipermetropia alta, dificuldade na visão de perto. Crianças com miopia alta já foram inclusive confundidas com autistas, pois por não estarem enxergando nada além de 50 cm, se tornam introspectivas, quietas e com dificuldades de relacionamento.

A dica da oftalmologista pediátrica é levar a criança para fazer uma avaliação oftalmológica completa de seis em seis meses até completar dois anos de idade, e depois marcar exames anuais até os 10 anos ou sempre que houver necessidade.

Além disso, a médica recomenda que os pais restrinjam o tempo de uso dos aparatos tecnológicos. Segundo ela, o importante é estimular brincadeiras ao ar livre, de preferência em locais abertos como parques. 

 Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/08/uso-de-tablets-e-smartphones-pode-prejudicar-visao-de-criancas-4231674.html