Já se perguntou: Como funcionam os óculos 3D?
Pois darei uma explicação não científica, não técnica, mas bem simples dos dois tipos de óculos 3D que já vi no mercado, mas antes vamos entender como funcionam nossos olhos que já vêem em 3D.
Para enchergar tudo em 3D é preciso ter no mínimo duas fontes de visão, que no caso são nossos olhos.
Como cada olho encherga o objeto em um ângulo diferente (e não idêntica), podemos ter uma percepção 3D, o que nos faz saber a distância dos objetos.
Se tivermos visão apenas em 1 olho, perdemos a noção 3D e teremos uma grande dificuldade para entender a distância dos objetos.
Teste rápido: Feche um de seus olhos e estique os dois braços deixando suas mãos bem afastadas. Então lentamente (mantendo os braços esticados), aproxime suas mãos tentando fazer o dedo indicador da mão direita tocar o dedo indicador da mão esquerda.
Acho que assim percebeu claramente como os olhos precisam ver imagens diferentes para termos a percepção do 3D.
Vamos agora para a explicação dos óculos 3D.
1) Óculos 3D Red/ Blue:
(ou qualquer outras cores, mas me refiro aqueles que tem uma lente de cada cor)
Os óculos 3D Red/ Blue são para filmes que são projetados com base nas cores das lentes, normalmente vermelho e azul.
Primeiramente assistindo um filme deste sem óculos 3D, você verá dois tons de imagem, como se fosse uma sombra, um sobre o outro, dando muita tontura.
Mas se tampar a lente azul de seus óculos 3D, verá que o filme visto pelo olho em vermelho verá o filme sem tom de azul algum, aparecendo para seu olho apenas uma imagem.
O mesmo ocorre no outro olho, só que com a cor ao contrário, assim cada olho está recebendo uma imagem do mesmo objeto projetado na tela de forma diferente, pois são levemente diferentes, causando a impressão da imagem 3D.
Quanto mais próximo as sombras azul e vermelha na tela, mais longe o objeto parece estar, e quando as sombras estão super distantes, aparentam vir em cima de nós.
2) Óculos 3D Polarizado:
Com um princípio similar aos óculos 3D Red/ Blue, os filmes de óculos 3D polarizados se utilizam de uma tecnologia um pouco diferente.
Para quem não sabe as lentes polarizadas funcionam como uma persiana, quebrando raios de luzes na horizontal. Desta forma estes óculos 3D polarizados podem fazer com que enxerguemos apenas imagens com estes raios de luz projetados na horizontal, e não enxergaremos com ele as imagens com raios de luz na vertical.
Percebendo isso, os desenvolvedores dos óculos 3D polarizados, fizeram a experiência de deixar um olho com a lente polarizada enxergando apenas na horizontal e o outro com a lente polarizada enchergando apenas na vertical. Isto faz com que um olho enxergue uma imagem totalmente diferente do outro.
Projetando um filme especial para óculos 3D polarizado, o filme com suas cores originais são passados também com duas imagens sobrepostas como o óculos 3D Red/ Blue, sendo que cada projeção em um ângulo diferente, um na horizontal e outro na vertical.
3) Óculos 3D Polarizado e Red/ Blue:
Bem recente detectamos mais um tipo de óculos 3D, e este não é necessário explicar, pois é simplesmente a combinação das duas tecnologias acima.
Algumas salas do Cinemark utilizam esta tecnologia, onde as lentes são polarizadas e ainda com um pouco de tonalidade azul e vermelha.
Não entendi ao certo porque juntar as duas tecnologias, se algo tem de melhora, mas o fato é que estão utilizando também estes óculos 3D com tecnologia combinada.
Conclusão:
Entendendo como funcionam os óculos 3D, ficamos felizes de trazer o tutorial de como fazer Óculos 3D Red/ Blue e onde achar filmes 3D/ onde comprar óculos 3D, lembrando que o filme tem que ser nestas cores.
Mas infelizmente ao fazermos o tutorial de como fazer óculos 3D Polarizado, tiramos ele do ar pois descobrimos que propositalmente os cinemas não fazem um padrão do ângulo da polarização das lentes, alguns usam 90 graus, outros 45, outros invertem os olhos e etc. Fizeram assim para sermos obrigados a utilizar os óculos deles, e se ainda algum espertinho tentar roubar os óculos 3D de um cinema não funcionará em lugar algum, pois até dentro de um mesmo Cinemark os padrões mudam. Assim infelizmente não tem como fazermos nossos próprios óculos 3D para cinema de forma higiênica sem riscos de pegar doenças oculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário