Como escolher seus óculos de grau: passo a passo para não errar o modelo
Reforçando a importância dos óculos de grau como acessório de estilo, reunimos imagens de celebrities que acertam o seu uso, como a apresentadora de TV Alexa Chung e os atores Meryl Streep e Johnny Depp. Todos levam seus óculos até ao tapete vermelho sem problemas, como parte do look. E você sabe a razão? Porque estão usando o item certo para seu rosto e personalidade.
Justin Timberlake usando óculos Wayfare ao lado de sua então namorada Jéssica Biel |
Alexa Chung faz charme com óculos Wayfare |
Johnny Depp com modelo redondo e lentes suavemente azuladas |
Meryl Streep: Armação de acetato, tendência da vez |
"Alguns modelos ficam lindos em alguém, mas podem não combinar com outra pessoa", alerta o consultor e designer óptico Francisco Ventura, proprietário da Ótica Ventura. Então, antes de comprar os seus óculos, experimente muito e preste atenção neste pequeno manual - com apenas algumas dicas, é possível encontrar a peça certa sem mistério.
. A ponte (parte da peça que apoia no nariz) precisa ter o tamanho exato de cada um para evitar marcas e desconforto. “Comprar o tamanho errado do nasal é como comprar sapato de número errado”, afirma Francisco.
. As hastes não podem ultrapassar o tamanho da lateral do rosto (não pode sobrar nem faltar atrás das orelhas), assim como a frente dos óculos não deve ser maior do que a distância entre as têmporas direita e esquerda.
. A pupila dos olhos deve ficar centralizada na lente. "É esse detalhe que dá a harmonia necessária".
. Os modelos com armação maior na parte inferior ajudam a disfarçar as olheiras.
. Para não esconder a expressão, a sobrancelha deve ficar levemente exposta.
. Rosto redondo fica melhor com armações quadradas - linhas retas ajudam a afinar o rosto. Já quem tem rosto quadrado deve procurar as que têm cantos retangulares. Rosto triangular, armações redondas, estreitas e ovais. E os privilegiados que nasceram com o rosto oval ficam bem com qualquer modelo. "Geralmente este tipo é mais proporcional e, portanto, favorece a escolha dos óculos”, explica Francisco no livro Olhar Atento, como escolher e usar óculos.
Em tempo: não se apegue tanto a essa regra que relaciona óculos vs. formato do rosto. Francisco aconselha a aproveitar a liberdade que os dias de hoje proporcionam. “Os óculos de grau viraram um acessório de moda e mudam a cada estação. Impor regras, que são estáticas, ficou ultrapassado”. Anotou? Então venha na Ótica Farol, aqui você encontra o modelo certo para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário