Já dizem os filósofos que os olhos são as janelas da alma. Então não seria tão absurdo dizer que no mundo vemos várias janelas de cores diferentes no rosto das pessoas. A cor de nossos olhos é determinada pelo tipo e quantia de pigmentos contidos na íris que possuem uma variação tanto para os humanos quanto para os animais. As variações das cores referem-se a melanina que está dentro da íris. Mas vemos muitas pessoas dizerem que por seus olhos serem azuis ou verdes a visão fica muito sensível em contato com a luz.
Mito ou verdade?
A luz em nossos olhos
A luz adentra em nossos olhos pela córnea como se ultrapassasse um vidro. Mas quando esta se encontra sensível ou inflamada os raios são desviados causando um incômodo extremo à pessoa. Também se encontra na retina uma pigmentação que é associada aos receptores de luz para que os estímulos recebidos sejam enviados para o cérebro formando assim a imagem. Somente os albinos não possuem esta pigmentação da íris que dá cor aos olhos e nem o pigmento que faz o processamento cerebral da luz, por isso seus olhos são extremamente sensíveis à iluminação.
Se você achou interessante e quer saber mais sobre a cor dos olhos e suas variações veja o artigo específico que o Wikipédia dispõe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário