sábado, 31 de março de 2012

TESTE DO OLHINHO PREVINE DOENÇAS FUTURAS

Quatro em cada dez casos de cegueira infantil poderiam ser evitados se o diagnóstico fosse feito logo no início. Essa é a constatação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Bastaria que se adotasse um exame simples, o do olhinho, ainda na maternidade. O teste detecta doenças congênitas ainda na fase inicial. Em alguns estados brasileiros o exame é obrigatório nas maternidades e também foi incluído no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS). Mas ainda não conquistou a obrigatoriedade nacional. O teste consiste na emissão de um feixe de luz no olhinho do recém-nascido. Quando não há nenhum obstáculo à visão, a luz alcança a retina, região nobre do olho, responsável por captar as imagens que se formarão no cérebro e, ao ser refletida, faz com que o médico ou o examinador veja seu reflexo vermelho. "Sem o reflexo vermelho, há evidência de que pode haver alguma alteração congênita na visão do bebê", descreve a médica do HOB.
As irregularidades oculares que podem ser detectadas e ter suas mais sérias consequências evitadas a partir dos poucos segundos de duração do teste do olhinho são especialmente: catarata e glaucoma congênitos, má formação ocular, opacidades na córnea, tumores intraoculares ou hemorragias vítreas, elenca a oftalmopediatra. A OMS aponta ainda que 500 mil crianças ficam cegas todos os anos e a maioria perde a visão no primeiro ano de vida. No Brasil, segundo a entidade, há cerca de 33 mil crianças cegas em consequência de doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente. Outras 100 mil apresentam alguma deficiência visual. A OMS relata que entre os problemas que causam a cegueira nas crianças, estão as cicatrizes corneanas, catarata e glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, erros de refração e baixa visão.Os olhos dos bebês emitem sinais quando algo precisa ser investigado.

Os pais precisam estar atentos, orienta Dorotéia. "Até dois anos de idade, o bebê que apresenta lacrimejamento constante, fotofobia (sensibilidade à luz), olhos com cor acinzentada ou opaca, pouco interesse pelo ambiente em que está ou pelas pessoas que o rodeia, bem como vermelhidão ocular e secreção deve ser levado a um especialista com urgência", alerta a médica e acrescenta "mesmo que tenha realizado o teste do olhinho na maternidade". As crianças que têm entre três e sete anos de idade já apresentam sintomas diferentes. "É importante obervar se a criança tomba muito para um lado só, se reclama de dor de cabeça ou nos olhos, se costuma assistir televisão muito próxima à tela, se apresenta olhos desviados para o nariz ou para fora, se tem hábito de esfregar os olhos após algum esforço visual ou se fecha um dos olhos em locais ensolarados", diz a especialista do HOB.

Fonte: ATF Comunicação Empresarial

Nenhum comentário: