sábado, 24 de novembro de 2012

ÓCULOS E CULTURA


Nestas suas páginas em que a óptica tem um encontro marcado com a cultura, a VIEW prepara um Momento Cult especial de aniversário, mostrando 60 cenas de manifestações culturais em que os óculos ou a visão, de alguma forma, tiveram seu espaço de destaque. 

Antes de tudo, vale dizer que não há a pretensão de fazer uma lista definitiva. Até porque esta pode ser apenas a primeira de muitas do gênero. O resultado a seguir é fruto da combinação de idéias surgidas durante uma reunião de pauta entre a equipe da revista aliada a uma extensa pesquisa para obtenção das imagens. 

 
Batman, o retorno
Vale um destaque para uma das versões cinematográficas do Homem Morcego: o monóculo usado pelo vilão Pinguim, brilhantemente caracterizado e interpretado por Danny de Vito, em Batman, o retorno (1991).

 
Um dia de fúria
O estressado Michael Douglas se entrega tanto à violência em Um dia de fúria (1993) que nem seus óculos saíram ilesos.

 
Como agarrar um milionário
A musa Marylin Monroe ficou ainda mais bela de óculos na cena de Como agarrar um milionário (1953), dirigido por Jean Negulesco.


 
Lolita
A cena dos óculos de coração usados pela atriz Sue Lyon na primeira versão de Lolita (1962), de Stanley Kubrick, inspira fotos de editoriais de moda até hoje.

 
A bela da tarde
Em A bela da tarde (1967), do espanhol Luis Buñuel, a diva Catherine Deneuve tem os óculos como cúmplices de suas escapadas da vida de “mulher direita” nesse filme que é uma das pérolas da sétima arte da década de 60.

 
Morte em Veneza
Os óculos de metal e redondinhos do personagem de Dirk Bogarde davam bem o tom da época em que se passa o lírico e belo Morte em Veneza (1971), de Luchino Visconti.

 
Monstros S.A.
A cena de Monstros S.A. em que Mike Wazowski, o monstrinho que é quase um olho ambulante, troca a lente de contato de seu único olho não podia ficar de fora, até porque ela é uma das favoritas da equipe da VIEW. Os óculos aparecem de forma impagável no rosto da mãe de Mike, na chefe Roz e no funcionário de três olhos. O filme é mais uma sacação genial da Pixar, o estúdio que, na última década, revolucionou o desenho animado nas telas de cinema, criando pérolas como Toy Story e Procurando Nemo.

 
Harry Potter
Tanto nas telas quanto nas páginas do livro que deu origem à saga no cinema, o bruxinho Harry Potter, uma criação da escritora inglesa J. K. Rowling, tem em seus óculos de aros redondinhos a sua marca registrada número um.

 
Lenny Kravitz
No universo da música, o rockstar Lenny Kravitz é um dos maiores usuários de óculos. Esta aí capa do seu CD de maiores sucessos, lançado em 2000, que não deixa mentir.

 
El Greco
Famoso por suas pinturas religiosas, o grego Domenikos Theotokópoulos, pintor que ficou conhecido na Espanha como El Greco, não dispensa os óculos no retrato de um cardeal, de 1600.

 
Peanuts
Lá no universo de Charlie Brown, Marcie, a mais inteligente da turma, não desgruda de seus óculos redondos de receituário, enquanto o célebre Snoopy investe-se dos seus óculos pretinhos sempre que quer transmitir um look descolado, como na imagem em que diz que “o amor é legal”

 
Joey Ramone
No seu único CD solo, lançado postumamente em 2002, cujo título é Don’t worry about me [do inglês, “não se preocupem comigo”], Joey Ramone, vocalista dos Ramones, a banda de punk rock norte-americano por excelência, tinha de manter a imagem do eterno usuário de óculos com lentes sempre muito escuras. Gabba gabba hey!

 
Dorinha
A mais nova integrante da Turma da Mônica é uma deficiente visual que adora cor de rosa e tem os óculos escuros como acessórios indispensáveis.

 
Drácula de Bram Stoker
A genial versão do cineasta Francis Ford Coppola para Drácula de Bram Stoker, de 1992, rendeu belas cenas em que o personagem-título, incorporado pelo inglês Gary Oldman, desfila pela Londres de 1897 em seus momentos mais sedutores empunhando um modelo três peças de lentes azuis ultramarine.

 
Homens de preto
A dupla de caçadores de alienígenas incorporada por Tommy Lee Jones e Will Smith nas duas versões de Homens de Preto não seria a mesma sem seus óculos escuros Ray-Ban Predator II.

 
Blitz
Os primeiros anos da década de 80 no universo musical brasileiro não seriam os mesmos sem os solares de acetato e a Blitz para dar o pontapé inicial à onda batizada de Rock Brasil. Juntos, eles aparecem no primeiro disco da banda, As aventuras da Blitz, de 1982.

 
Bono Vox
O vocalista do U2, Bono Vox, é o usuário de óculos que qualquer profissional do mercado pediu a Deus. Além de trocar de modelo com grande rapidez e de optar por peças diferentes, brincando com os óculos como um perfeito acessório, nunca aparece sem eles. Esse é um registro da turnê mundial PopMart, de 1997, em que incorporou um modelo laranja criado exclusivamente para a ocasião pelo designer óptico francês Alain Mikli.

 
Rembrandt
O auto-retrato do pintor holandês Rembrandt não tem óculos, mas tudo a ver com a visão. Recentemente, pesquisadores norte-americanos descobriram que seus olhos, levemente assimétricos, revelavam falta de visão binocular, permitindo que “achatasse” as imagens automaticamente ao observar o mundo, transferindo essa perspectiva para a tela bidimensional. A obra retrata o pintor com 27 anos e é de 1633.

 
Soul II Soul
O vocalista e produtor de um dos mais inovadores grupos do final da década de 80 na categoria soul, o inglês Soul II Soul, Jazzie B., não dispensou os óculos para estampar a capa de um dos álbuns que reúne seus clássicos, o Volume IV The Classic Singles 88-93.

 
Divórcio à italiana
Não foi apenas o filme que fez sucesso, mas o Persol 649 usado pelo ator italiano Marcello Mastroianni em Divórcio à italiana (1962) eternizou-se ao longo das décadas na mala da marca da flecha de prata – uma releitura desse modelo integra até hoje a coleção.

 
Papillon
Os óculos são marca registrada de Louis Dega, interpretado brilhantemente por Dustin Hoffman, em Papillon (1973).

 
Johnny Bravo
Os óculos escuros são companheiros inseparáveis do conquistador barato, porém atrapalhado, Johnny Bravo, astro do desenho animado exibido pelo Cartoon Network.

 
Histórias em quadrinhos
Seja na versão hippie do passado ou na sexy do presente, a inteligente Tina, a personagem de Maurício de Souza, honra sempre seus óculos de aros redondos. Garota esperta.

 
Thelma & Louise
A cena mais marcante do clássico roadmovie [do inglês, gênero que designa filmes ambientados em estradas] da década de 90, Thelma & Louise (1991), traz Susan Sarandon a bordo de um modelo redondo solar de acetato ao lado da companheira de aventura interpretada por Geena Davis.

 
O laboratório de Dexter
Os óculos do geniozinho Dexter no desenho animado O laboratório de Dexter, exibido pelo canal a cabo Cartoon Network, não fogem o estilo dos personagens inteligentes que usam óculos.

 
Absolut
As geniais ações da vodka sueca Absolut, que rendem, inclusive, a sua presença no alto do ranking das marcas mais poderosas do mundo, chegaram ao mundo dos óculos em 1998, com o projeto Absolut Art para óculos, quando os maiores designers ópticos de vanguarda do planeta foram convidados para criar modelos “temáticos”.

 
Madonna
A popstar Madonna e todos os seus bailarinos usam óculos em cena da polêmica turnê mundial The Girlie Show, de 1993.

 
Mary J. Blige
A diva do rhythm & blues norte-americano, Mary J. Blige, revelou-se sua predileção pelos solares brancos de acetato Fendi, perfeitos para coroar um visual luxuoso, na capa de seu cd Share my world de 1997.

 
Óculos nos pés?
Sapatos e óculos, duas das paixões do público feminino quando o assunto é moda, reunidas em uma única peça.

 
A ilha do doutor Moreau
Óculos fizeram parte da caracterização de um decrépito Marlon Brando para compor o personagem-título do filme A ilha do doutor Moreau, dirigido por John Frankenheimer em 1996

 
Onze homens e um segredo
De óculos, ficam ainda melhores os astros George Clooney e Brad Pitt, juntos em cena de Onze homens e um segredo, um remake do filme de mesmo nome estrelado por Frank Sinatra em 1960

 
Chaves
Quem não se lembra da alterada Chiquinha e seus óculos bizarros no seriado mexicano Chaves exibido pelo SBT?

 
Estúpido cupido
O ator Ney Latorraca na pele do inesquecível Mederiques na novela global Estúpido Cupido de 1976. Mais anos 60 impossível.

 
Olho mágico
Publicado em 1993, o livro trazia uma série de ilusões de óptica em três dimensões promovendo desafios aos olhos mais rebeldes, aliás, os da redação da VIEW, até hoje incapazes de ver as tais belas imagens depois de olhar seguidamente por uns minutos para aquele monte de figuras abstratas.

 
Pedro Abrunhosa
O cantor português Pedro Abrunhosa aparece de óculos em todos os seus álbuns. Em Silêncio (1999), também não foi diferente.

 
George Michael
No projeto Five Live, de 1993, para homenagear o vocalista do Queen, Freddie Mercury, morto há pouco na época, George Michael aparece a bordo de um modelo aviador na capa do CD

 
Clapton & King
O roqueiro inglês Eric Clapton e o bluesman norte-americano B.B. King levam suas guitarras para um estiloso passeio na capa de Riding with the king. De óculos, é claro.

 
Pet Shop Boys
Óculos e Pet Shop Boys não vivem um sem o outro. Seja nos CDs ou nos videoclipes em que a dupla pop apareça, os óculos sempre estão presentes. Tal qual em Discography.

 
Paul Oakenfold
O top Dj inglês é top também na escolha dos óculos. Na época do lançamento de Another World, em 2000, peças de lentes coloridas começavam a conquistar o mercado mundial.

 
Cazuza
Recém-retratado nas telas de cinema, o cantor Cazuza aparece na quarta capa do livro Preciso dizer que te amo, uma reunião de todas as suas letras, usando um modelo de acetato inspirado nas linhas do Wayfarer, um dos modelos de maior sucesso da Ray-Ban.

 
Andy Warhol
Sim, o papa da arte pop, Andy Warhol, também era um convicto usuário de óculos. Esse é um de seus auto-retratos em versão camuflagem, datado de 1986.

 
Alain Mikli
Vale a menção ao designer óptico francês Alain Mikli que, além de ter se celebrizado nas duas últimas décadas como o visionário dos óculos, foi o único a fazer o caminho inverso de todos os estilistas que da moda vão para os óculos, ao criar, em 1997, a sua própria linha de roupas.

 
Starski and Hutch
No remake para o cinema da série de ação dos anos 70, a dupla interpretada por Ben Stiller e Owen Wilson não abre mão dos seus aviadores Ray-Ban.

 
Videoshow
Momento impagável no programa global: a dupla de apresentadores André Marques e Angélica inverteu os papéis masculino e feminino e, para caracterizar um machão estilo malandro com pêlos no peito e tudo, a loura apelou para óculos no estilo aviador.

 
Deee-Lite
Óculos de acetato preto são parte do visual de Towa Tei, membro do Deee-Lite, um dos grupos que revolucionou o pop dos anos 90. Na foto, o trio é retratado pela dupla Pierre & Gilles, respectivamente, fotógrafo e artista gráfico franceses, que, com irreverência e ousadia, temperam a arte pop desde 1976.

 
Onde está Wally?
Não há dúvidas de que óculos são um elemento fundamental a um personagem cuja razão da existência é ser visualizado sempre em meio a multidões de outros personagens. Esse é o Wally, o magricelo de camisa listrada e bonezinho vermelho e brancos, protagonista da série de livros Onde está Wally?, febre mundial na década de 90.

 
Scooby-Doo
Na turma do Scooby-Doo, o lendário desenho da Hanna Barbera, Velma, a mais inteligente é quem usa óculos. E, nesse caso, quadrados e de aros pretos.

 
R. Kelly
Astro do rhythm & blues norte-americano, R. Kelly é um dos que não abre mão de óculos escuros, nas fotos dos seus CDs.

 
Betty a feia
A novela colombiana Betty a feia, exibida pela Rede TV! em 2003, é mais um daqueles exemplos que os óculos foram usados como estereótipos de pessoas não adequadas e problemáticas.

 
Ultraje a rigor
Uma mistura de periscópio e olho com muito deboche aparece na capa do primeiro CD do Utraje a Rigor, o antológico Nós vamos invadir sua praia, de 1985.

 
Chocolate com pimenta
Tanto quanto em Betty a feia, os óculos eram um exagero em Ana Francisca, protagonista da novela global Chocolate com Pimenta. Antes de desabrochar como uma bela dama, a personagem de Mariana Ximenes usou óculos capazes de enfearem até a mais maravilhosa das mulheres.

 
Salvador Dali
Ninguém melhor que o pintor surrealista espanhol Salvador Dali para fazer uma interpretação tão particular de molduras para os olhos. A obra, um dos clássicos do artista, intitula-se Rosto de Mae West que pode ser utilizado como apartamento surrealista e é de 1935.

 
Encyclopedia Madonnica
Em foto publicada em uma “bíblia” para os fãs da popstar, Madonna posa no começo da carreira de garota comportada – porém, esperta - com belos óculos de acetato bicolor no estilo retrô.

 
Adam Clayton
Não é apenas o vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, que gosta de óculos diferentes. No encarte do CD Pop, nos idos de 1997, o baixista Adam Clayton já empunhava óculos super estilosos de acetato amarelo.

 
Moschino
Em mais uma de suas campanhas com humor tão peculiar, uma modelo de óculos interessantes exibe tabuleta em tom de manifesto, cujas inscrições, traduzidas para o português, revelam que “a moda é criada por um punhado de visionários” – mas no lugar de inocentes letras “S”, cifrões nem tão inocentes assim.

 
Picasso
Um Picasso é um Picasso em qualquer situação, mas o Retrato de Sabartés não teria tanto impacto sem os óculos, adequados às linhas curvadas da pintura. Poeta e fiel escudeiro de Pablo Picasso, Jaime Sabartés aparece nessa pintura de 1939 caracterizado como um cavalheiro espanhol do século 16.


Extraído da Revista View Magazine

Nenhum comentário: