quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MESMO COM PROTEÇÃO ULTRAVIOLETA, LENTES DE CONTATO NÃO SUBSTITUEM ÓCULOS DE SOL

Lentes de contato, isoladamente, não dão cobertura total aos olhos


Lentes de contato cosméticas ou de correção de grau com proteção contra raios ultravioletas (UVA/UVB) são muito importantes, mas não substituem os óculos de sol. No verão, as atividades ao ar livre são estimuladas, e o médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Eduardo Rocha, ressalta que é preciso ter consciência de que as lentes de contato com proteção UV complementam, mas não substituem os óculos escuros.

—Apesar de figurarem como uma proteção eficiente contra a ação dos raios solares na retina, as lentes de contato não previnem sua incidência sobre a pálpebra e a conjuntiva (pele que cobre o globo ocular) — explica.

As lentes isoladamente não dão cobertura total aos olhos, mas agem como uma ampli ação da proteção. De acordo com o oftalmologista do HOB, ideal é utilizar as lentes de contato e os óculos escuros juntos. O médico do HOB ressalta que nem todas as lentes de contato apresentam a proteção contra raios UV e que essa característica varia de acordo com as marcas disponíveis no mercado.

— O paciente pode optar por lentes com proteção na hora da compra, escolhendo a marca que oferece esta opção. Esteticamente, as lentes protegidas não apresentam diferenças em relação às demais, não são mais escuras nem mais espessas. O usuário não percebe nenhuma diferença quando utiliza uma ou outra — esclarece Rocha.

Danos

A exposição aos raios UV sem proteção alguma ou só com as lentes de contato abrem espaço para vários riscos à saúde ocular. Os danos causam fotofobia, dor e lacrimejamento e atingem desde a pele ao redor dos olhos até o cristalino, acelerando o processo de surgimento da catarata.

— Na pele ao redor dos olhos podem surgir manchas, queimaduras e em casos mais graves neoplasias (câncer). Na conjuntiva, a exposição excessiva e desprotegida ao sol pode ocasionar o pterígio (tecido carnoso que cresce sobre a córnea) e também alguns tipos de neoplasias. Já a córnea sofre descamação quando há uma exposição prolongada, aguda e intensa. A médio e longo prazos, a retina também pode sofrer com a degeneração da mácula (região onde se formam as imagens) e os danos no cristalino aceleram o surgimento de catarata — alerta o especialista do HOB.

Cuidados:

- Lavar as mãos com sabão antes de manusear as lentes;

- Higienizar as lentes seguindo método orientado pelo oftalmologista;

- Usar a lente pelo tempo indicado pelo oftalmologista;

- Trocar os estojos das lentes a cada compra de produto de limpeza;

- Manter as unhas curtas e higienizadas;

- Nunca lavar as lentes na água (corrente ou mineral);

- Usar produtos de higienização específicos para cada tipo de lente;

- Ao sair de férias, levar consigo outra opção de correção refrativa (um par de óculos) ou outro par de lentes;

- Jamais entrar em piscinas ou no mar usando a lente de contato;

- Qualquer sintoma fora do padrão, interromper o uso das lentes e buscar orientação de um especialista.

BEM-ESTAR

Nenhum comentário: