quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CUIDE DOS OLHOS NESTE VERÃO


Férias rimam com praia, piscina e muito sol. Família reunida, aproveitando os merecidos momentos de lazer. Mas é importante não descuidar da saúde. Usar filtro solar e estar atento aos horários de exposição ao sol já não é mais novidade, para não sofrer os efeitos nocivos dos raios ultravioletas. O que muita gente não sabe é que além da pele, os olhos também precisam de cuidados especiais nessa época.

Principalmente no momento em que o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulga estudos demonstrando que no Brasil a radiação ultravioleta deve crescer 30% neste verão em relação ao ano passado, quando variou de 9 a 13 pontos. O índice é preocupante já que o aceitável segundo a OMS (Organização mundial de Saúde) é de 5 pontos.

Se não forem devidamente protegidos, partes dos olhos como a córnea, o cristalino e a retina podem sofrer lesões sérias com os efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas. Doenças como edemas, úlceras crônicas, catarata e degeneração macular estão em franco crescimento no Brasil e em todo o mundo.

 “Tanto a catarata quanto a degeneração macular são doenças típicas da terceira idade, mas têm surgido cada vez mais precocemente devido à falta de proteção”, explica João Luiz Pacini, chefe do departamento de catarata do Visão Institutos Oftalmológicos Associados.

 Ainda segundo Pacini, as crianças são as maiores vítimas da falta de proteção aos raios UV. “As pupilas delas são mais dilatadas que as dos adultos e possuem menor quantidade de pigmentos, que proporcionam proteção natural para o tecido do olho”, esclarece o oftalmologista.

Por causa disso, os bebês são extremamente vulneráveis aos danos causados pelo sol. Pesquisas científicas demonstram que os olhos de bebês absorvem quase toda a emissão de raios UV-A e UV-B. Cerca de 90% dos raios UV-A e 50% dos raios UV-B podem atingir a retina de uma criança com menos de um ano de idade.

O grande problema é que os resultados da deterioração causada por raios UV aparecem a longo prazo, acelerando o processo de envelhecimento e a deterioração de nossa visão. Isto quer dizer que, a incidência dos raios ultravioleta sofridas hoje podem não ser sentida amanhã ou depois, mas somente daqui a quinze ou vinte anos.

Para assegurar a saúde dos olhos neste verão Pacini aconselha a utilização de chapéus de abas largas; óculos de sol com proteção UVA e UVB e consultas oftalmológica antes e após as férias.

Ainda segundo ele, os óculos de sol de brinquedo ou imitações devem ser evitados, pois lentes de vidro ou de acrílico colorido causam a dilatação da pupila da pessoa exposta ao sol, fazendo com que uma quantidade ainda maior de raios prejudiciais alcancem a retina.

Nenhum comentário: