sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

COMO COMBINAR O BATOM COM A ARMAÇÃO DOS ÓCULOS

Você usa óculos e adora maquiagem? Ao contrário do que muitas mulheres pensam, essa combinação é possível, sim. Os óculos de grau com as mais diferentes armações - indo de modelos delicados até os com ares vintage - servem como um acessório e podem dar um charme extra para a produção. Se as sombras e delineadores parecem ficar ofuscados pelas lentes, a ideia é se jogar no batom e tornar os lábios as grandes estrelas da make. O truque é descobrir as cores e modelos que vão deixar o visual mais harmonioso.

Fique de olho no estilo

Armações coloridas e estampadas servem como um acessório, por isso devem ser combinadas com batons mais discretos
O primeiro passo para decidir a combinação ideal é saber qual a imagem que deseja passar. Se está indo para uma entrevista de emprego, por exemplo, vale apostar em uma produção mais formal, investindo em óculos com armações mais discretas e batom nude, "cor de boca" ou rosado. Já se o evento pede um ar mais descontraído, pode se jogar sem medo nas armações coloridas, estampadas e nos modelos retrô, que dão um toque todo especial para o visual.

Combine as cores

Para garantir um visual harmonioso, vale analisar o círculo cromático. O disco de cores mostra tonalidades diferentes e funciona para encontrar uma combinação equilibrada entre elas. Nele, o oposto direto da cor escolhida ganha o nome de "cor complementar", como o verde e o vermelho, por exemplo. Aumentando ainda mais a gama dessa "mistura perfeita", vale investir nas cores vizinhas das diretamente opostas, conquistando assim mais dois tons que deixarão o look harmonioso. "É a base do conhecido color blocking, que apareceu nas últimas estações em todas as revistas de moda", explicou a visagista Lilian Macedo.
Desta forma, se o óculos escolhido é verde, o batom vermelho vai deixar o visual moderno sem deixar de ser harmonioso. Já se a ideia é investir na tendência dos lábios laranja, a armação azulada vai garantir um look equilibrado e deslumbrante. Se a intenção, porém, é criar um visual "tom sobre tom", a resposta está nas cores vizinhas à escolhida, como o lilás e o roxo, por exemplo. "A combinação entre cores análogas é a mais fácil, mais harmônica e mais feminina. Pode ser usada sem medo. Misturar cores frias e quentes também dá super certo. Azul marinho com rosa, por exemplo, ou marrom com laranja", ensinou a especialista.
A visagista Ellis Goedert afirma ainda que vale ficar de olho também na temperatura da cor na hora de combinar a armação com o batom. "O circulo cromático vale para ajudar a decidir esta situação, observando o detalhe de que cores quentes combinam com as quentes e frias com frias, podendo assim harmonizá-las entre si. Exemplo: se a armação for dourada o batom vermelho cairá super bem, ou se a armação for azul o batom lilás ficará fantástico", ensina.

Estilo da armação vai ditar a cor do batom

Armações coloridas e estampadas servem como um acessório, por isso devem ser combinadas com batons mais discretosAs armações mais antenadas, coloridas e com estampas, ficam melhores com makes mais discretas, com batom nude ou gloss, para equilibrar o visual e não criar "concorrência" entre o acessório e a cor na boca. "Quando as armações forem coloridas, o ideal é não combinar batom com a cor dos óculos, pois deixará a expressão muito carregada. Uma maquiagem mais leve e neutra, combina melhor com óculos coloridos", explica a visagista.
Já se o óculos é fininho, com armação de metal, é permitida uma variação maior. Tons fortes como vermelho, rosa, roxo e vinho estão liberados e vão deixar o visual mais vibrante. Os óculos com estilo vintage, como as armações do tipo "gatinho" - ícones das divas de cinema - também serão bem-vindos para completar uma make onde a estrela principal é a boca vermelha. "Armações ou hastes neutras aceitam brincar com a criatividade. Óculos com armações fininhas ou de metal dão maior liberdade ao escolher as cores da maquiagem, permitindo o uso de tons fortes como o vermelho, o vinho e o pink para os lábios", ensina Lilian Macedo.

Nenhum comentário: