terça-feira, 9 de julho de 2013

INVERNO: UM PERIGO SILENCIOSO PARA A VISÃO

O inverno chega oficialmente em Junho, mas antes mesmo da estação mais fria do ano dar as caras, já começamos a sentir as mudanças no clima: os dias ficam mais nublados, o vento mais fresco e a umidade do ar diminui. Com isso, os índices de gripes, resfriados e ressecamento da pele aumentam, mas o que muitos de nós esquecem é que os olhos também sofrem com a queda da temperatura. O verão e o calor já são inimigos clássicos dos nossos olhos, mas o inverno pode apresentar ainda mais perigo, já que é um mal silencioso.
Cuide da saúde dos seus olhos neste inverno!
Cuide da saúde dos seus olhos neste inverno!
O clima frio da estação ajuda a desenvolver mais rapidamente problemas como a Degeneração Macular e o envelhecimento dos olhos (sim, os olhos também envelhecem!). Mas é importante lembrarmos que o inverno não é o causador do problema, mas sim apenas uma condição que pode agravar os problemas de visão. Ou seja, é preciso redobrar os cuidados com a nossa visão nesse período para evitar que os possíveis problemas oculares sejam agravados nessa época do ano.

A Síndrome do Olho Seco é um dos problemas mais frequentes no inverno. Segundo a Associação dos Portadores de Olho Seco, estudos internacionais apontam que em média 10% da população brasileira sofre desta doença. Fatores como a baixa umidade do ar, ambientes fechados e o ar condicionado contribuem para o agravamento deste mal. A Síndrome do Olho Seco é caracterizada pelo ressecamento da superfície dos olhos e causa sintomas como ardor, vermelhidão, coceira e aquela sensação incômoda de areia nos olhos que acaba por diminuir o campo visual. A Síndrome do Olho seco afeta a visão principalmente pela diminuição da lubrificação da região ocular. As lágrimas, além dessa função, são responsáveis também por levar nutrientes e oxigênio para a córnea.

As alergias são outro tipo de problema frequente no inverno. Elas se espalham principalmente pela aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que colabora para a proliferação da conjuntivite viral. Para evitá-la, o hábito de lavar as mãos e arejar bem o ambiente são ótimas práticas. Para quem já está com a doença, o uso de colírios pode aliviar os sintomas, mas é sempre bom lembrar que os colírios também são remédios e devem ser receitados pelo médico oftalmologista.
Síndrome do Olho Seco e Alergias são mais frequentes no inverno
Síndrome do Olho Seco e Alergias são mais frequentes no inverno
Fique atento: use colírios apenas com prescrição médica
Fique atento: use colírios apenas com prescrição médica

Inimigo Invisível – Raios UVA

Se você acha que os perigos do inverno para a visão terminam por aí, fique atento! Um inimigo ainda maior se esconde entre as nuvens e o clima frio: são os raios UVA. Geralmente temos a impressão de que os raios UVA só agridem a nossa pele e os nossos olhos no verão, por ser uma época em que são percebidos com mais intensidade. Porém, o que ocorre é que no inverno nossa pupila se dilata, uma vez que os dias são mais escuros. O que não percebemos é que mesmo nos dias frios ou mais nublados, pequenas faixas de luz contém uma alta concentração de raios UVA penetram profundamente na pele e nos olhos. O perigo disso é a Degeneração da Retina e posterior Catarata, causando danos às córneas e ao cristalino.

Por isso, usar óculos de sol no inverno não é só modismo! Os óculos de sol tem a total função de proteger os olhos da radiação UVA e devem fazer parte dos acessórios que usamos no dia a dia, mesmo que estes dias estejam nublados ou frios.
Proteja seus olhos neste inverno
 
Alimentação

A alimentação adequada também previne o maior desenvolvimento de doenças oculares no inverno. O que geralmente acontece é que nesta época do ano temos o costume de trocar alimentos frescos e saudáveis, como as frutas e verduras, por refeições quentes e calóricas, diminuindo a ingestão de vitaminas importantes para os olhos.

Uma dica é incluir Ômega 3 ao cardápio, encontrado em peixes, castanhas, óleo de linhaça e canola. O ômega 3 possui propriedades que retardam e previnem a Degeneração Macular e a Síndrome do Olho Seco. As vitaminas também não podem ficar de fora da dieta, veja abaixo alguns benefícios entre elas e a saúde dos nossos olhos:

- Vitamina A: aumenta a imunidade;

- Vitamina B: evita doenças na retina;

- Vitamina C: Poderoso antioxidante que previne a catarata;

- Vitaminas D e E: Também previnem a catarata e a Degeneração Macular;

Viu só? Precisamos prestar atenção também no inverno para cuidar bem da saúde dos nossos olhos. Boa alimentação, cuidados simples e o frequente uso dos óculos de sol são ótimas opções para curtir a estação mais fria do ano com saúde e com estilo. Se liga nessas dicas! 
 

Nenhum comentário: