quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ÓLHOS CLAROS SÃO MAIS SENSÍVEIS À LUZ?

Há rumores de que os olhos claros são mais sensíveis que os olhos escuros podendo também ter alguma alteração em sua visão.

olhos azuis em pbJá dizem os filósofos que os olhos são as janelas da alma. Então não seria tão absurdo dizer que no mundo vemos várias janelas de cores diferentes no rosto das pessoas. A cor de nossos olhos é determinada pelo tipo e quantia de pigmentos contidos na íris que possuem uma variação tanto para os humanos quanto para os animais. As variações das cores referem-se a melanina que está dentro da íris. Mas vemos muitas pessoas dizerem que por seus olhos serem azuis ou verdes a visão fica muito sensível em contato com a luz.

Mito ou verdade?

olhos esverdeados irritados
Este fato é considerado mito, pois a pigmentação que consta na íris não tem relação alguma com a sensibilidade dos olhos. As células fotossensíveis são as responsáveis pela sensibilidade dos olhos e as encontramos no interior dos nossos olhos, na retina. Pode acontecer em algumas pessoas possuírem fotofobia que é a sensação de sensibilidade a qualquer tipo de luz e pode também se manifestar como um dos sintomas da ceratoconjuntivite, inflamação da córnea e da membrana que envolve a parte branca dos nossos olhos. O astigmatismo sem o devido tratamento com a utilização de óculos para a correção também pode dar alguma alteração na sensibilidade dos olhos, mas nenhum desses problemas tem ligação com a cor dos olhos, pois pode ser um problema hereditário.

A luz em nossos olhos

luz nos olhos verdes
A luz adentra em nossos olhos pela córnea como se ultrapassasse um vidro. Mas quando esta se encontra sensível ou inflamada os raios são desviados causando um incômodo extremo à pessoa. Também se encontra na retina uma pigmentação que é associada aos receptores de luz para que os estímulos recebidos sejam enviados para o cérebro formando assim a imagem. Somente os albinos não possuem esta pigmentação da íris que dá cor aos olhos e nem o pigmento que faz o processamento cerebral da luz, por isso seus olhos são extremamente sensíveis à iluminação.

Se você achou interessante e quer saber mais sobre a cor dos olhos e suas variações veja o artigo específico que o Wikipédia dispõe. 

Nenhum comentário: