quarta-feira, 13 de julho de 2016

INVERNO EXIGE CUIDADOS ESPECIAIS COM A SAÚDE VISUAL

Junho chega e, junto com ele, o inverno – mais exatamente no dia 21. Além do frio característico, o inverno é marcado por uma alta incidência de raios ultravioletas, maiores índices de poluição e clima seco. Esta combinação gera alguns riscos à saúde visual, como a síndrome do olho seco, por exemplo, cuja incidência aumenta bastante nesse período.


Para alertar a população sobre os cuidados com os olhos no inverno, a Transitions, especialista no desenvolvimento de lentes fotossensíveis, reuniu algumas informações em conjunto com o Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América.

Segundo a Dra Marcia, é muito importante proteger os olhos contra os raios UV durante o inverno, já que “a radiação ultravioleta pode ocasionar alterações na conjuntiva, catarata precoce ou degenerações de retina e mácula irreversíveis”, alerta.

Além dos altos índices de radiação ultravioleta, o clima mais seco e os maiores índices de poluição típicos do inverno contribuem para a maior incidência da conjuntivite alérgica e do ressecamento dos olhos, que pode resultar na síndrome dos olhos secos, quando os olhos ficam irritados e vermelhos, com sintomas de ardor, coceira, lacrimejamento ou dor.

A síndrome do olho seco é decorrente da diminuição da produção de lágrima ou da produção de lágrima com qualidade alterada. Esses fatores, por sua vez, são originados pela exposição prolongada a ambientes com clima seco ou ambientes fechados e com ar condicionado. Mas também podem ser desencadeados por alterações hormonais, menopausa ou doenças reumatológicas.

Além dessas causas, outros fatores que contribuem para que a doença se agrave são: o uso do computador por muitas horas seguidas, esfregar os olhos frequentemente, usar colírios não adequados, poucas horas de sono e o uso constante de lentes de contato.

Para proteger os olhos contra os raios UV, é importante usar sempre óculos de sol e de grau que ofereçam 100% de proteção aos raios ultravioletas. Já para prevenir a síndrome do olho seco, no caso de profissionais que trabalham com computadores em ambiente fechado, a recomendação da médica é que, principalmente durante o inverno, esses indivíduos adquiram o hábito de piscarem mais vezes em frente ao computador. A dica é uma maneira de minimizar a ocorrência da síndrome.

Caso os sintomas, mesmo que levemente, já estejam acontecendo, a Dra Marcia Beatriz adverte sobre a necessidade de buscar a avaliação de um médico oftalmologista, para que seja indicada a prescrição de colírios lubrificantes e, assim, os sintomas melhorem e as complicações mais graves sejam prevenidas.

Nenhum comentário: