sábado, 8 de setembro de 2012

ÓCULOS DE GRAU DE 'CAMELÔ' SÃO AMEAÇAS PARA A SAÚDE DOS OLHOS


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu fazer um alerta para que a população não se arrisque a comprar ou utilizar óculos de grau prontos, vendidos informalmente, por preços baixos, em bancas de camelôs e lojas do comércio popular.

A escolha de lentes com um grau bem maior do que o necessário pode levar a uma dependência maior dos óculos. Para quem tem miopia, as lentes inadequadas causam um esforço da musculatura dos olhos, que é chamado de miopização. Já para quem tem hipermetropia (dificuldade de ver de perto), as lentes populares tornam os olhos mais “preguiçosos” e dependentes de graus cada vez maiores.

A grande diferença entre os óculos de grau vendidos nas ruas e os encomendados em serviços especializados está, também, na consideração de detalhes sobre o diagnóstico do paciente. Os profissionais costumam dosar as necessidades dos olhos específicas de cada paciente, considerando, por exemplo, o astigmatismo associado à distância entre as pupilas e a diferença entre o tamanho dos dois olhos, que dificilmente são idênticos.

Quando as lentes são confeccionadas e montadas por um profissional competente, as chances de sintomas indesejados por produtos de má qualidade são mínimas.
 

Nenhum comentário: