domingo, 30 de setembro de 2012

SOL EM EXCESSO AUMENTA EM 60% O RISCO DE CATARATA


O Dr. Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Visão Laser, em Santos, e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, alerta que uma doença como a catarata, que causa cegueira se não tratada, pode ser acelerada com o excesso de raios ultravioleta sobre os olhos. "Pessoas com intensa exposição ao sol sem proteção têm 60% mais chance de ter catarata, já que os raios ultravioleta em excesso aceleram o envelhecimento do cristalino, a lente natural dos olhos".

Outros males em decorrência do sol em excesso na região dos olhos são doenças de retina, como a degeneração macular relacionada à idade (DRMI), que também pode levar à cegueira. Os danos mais comuns em curtos períodos de exposição são coceira, lacrimejamento, aversão à luz e inchaço nas pálpebras.

PROTEÇÃO SEMPRE

E não basta adotar qualquer tipo de óculos de sol. Usar óculos escuros que não tenham proteção contra os raios ultravioleta (UV) é pior do que não usar nada. Sem filtro, o acessório só facilita a ação dos raios solares. "No escuro, as pupilas dilatam, o que facilita a entrada de radiação. Ou seja, os óculos quando só escurecem, não protegem", explica Colombo Barboza.

Os ideais devem ter lentes com proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) - as chamadas lentes anti-UV. Elas são necessárias para filtrar os raios que a córnea (lente ocular com a função de focar as imagens na retina) não é capaz de absorver e filtrar. "A proteção dos olhos contra o sol é mais séria do que se imagina. Todo o alerta sobre proteção da pele deveria incluir o cuidado com os olhos", entende o Dr. Marcello Colombo Barboza.

 

Proteger a pele do sol já se transformou em hábito para muitos. Porém, o cuidado com os olhos ainda fica a desejar. Há pessoas que, para não ficarem com a marca dos óculos escuros no rosto, deixam de lado o acessório, que tem muito mais importância para a saúde ocular do que se pode imaginar. Estudos apontam que os moradores de países próximos da linha do Equador, região com maiores níveis de radiação solar, desenvolvem mais problemas, como a catarata e a vista cansada, ambos favorecidos pelo exagero do sol sem proteção ocular.
DICAS PARA ESCOLHER E USAR OS ÓCULOS ESCUROS

- Compre óculos originais de boas marcas em óticas reconhecidas.
 - Os óculos com lentes castanhas, cinzas e verdes protegem melhor os olhos.

- Os óculos devem ter hastes largas para dificultar a passagem dos raios solares.

- Por meio de equipamentos, as óticas podem indicar quais óculos contêm filtro contra raios ultravioleta.

- Vale a pena levar os óculos ao seu oftalmologista também, para análise.

- Crianças devem usar óculos escuros porque os efeitos do sol são cumulativos.

- Adote os óculos de sol na praia e na piscina e também use nos dias nublados.
 
FONTE: http://www.opticanet.com.br/secao/saude/3616/sol-em-excesso-aumenta-em-60-risco-de-catarata/ler.aspx

Nenhum comentário: