terça-feira, 21 de maio de 2013

LASERS EM SHOWS E BOATES PODEM AFETAR OS OLHOS

Raios lasers usados em casas de shows podem prejudicar os olhos. Esta é uma advertência de autoridades técnicas da Inglaterra. E carece de atenção.
A Comissão Nacional para Proteção Radiológica da Grã-Bretanha disse que os raios usados são suficientemente poderosos para causar lesões graves.
Segundo o órgão, o custo do equipamento que produz laser caiu bastante, permitindo que clubes e discotecas pequenas possam utilizá-lo.
A comissão afirmou que tais produtos costumam vir com informações de segurança inadequadas e são usados por pessoas que não têm experiência em lidar com lasers com segurança.
O órgão pretende levantar a questão com o Departamento de Proteção à Saúde da Grã-Bretanha, que realiza uma conferência na segunda-feira.

Rosto
Raios laser costumam se mover pela pista de dança seguindo um programa de computador e utilizando pequenos espelhos. Eles podem se tornar visíveis no ar quando há fumaça de gelo seco.
Os raios freqüentemente são direcionados ao público, mas, segundo seus defensores, eles só apresentam riscos à saúde quando projetados diretamente no rosto das pessoas.
A maioria dos lasers usados para diversão e espetáculos é da Classe 3B ou Classe 4, fortes o suficiente para seram nocivos.
John O'Hagan, da comissão britânica, dirá na conferência na segunda-feira que lasers são usados na indústria do entretenimento há cerca de 30 anos para realçar música ao vivo e gravada.
"Se historicamente o equipamento necessário para esses espetáculos era grande, caro e complexo, agora observamos unidades compactas sendo vendidas a pessoas inexperientes na tecnologia de laser ou, em particular, em segurança de laser."

Nenhum comentário: