domingo, 29 de julho de 2012

MITOS E VERDADES EM OFTALMOLOGIA

Muitas são as dúvidas quando falamos sobre a visão. Ciente das inúmeras credinces populares, Dr. Rodrigo Machado Cruz tira a limpo os equívocos relacionados à saúde ocular.

OS ÓCULOS VENCEM DE ANO EM ANO?
MEIO MITO, MEIO VERDADE! As lentes corretivas não são como alimentos ou medicamentos que podem fazer mal depois de expirado o prazo de validade. No entanto, as lentes de óculos sofrem alterações físicas, com o seu uso e desgaste, além dos olhos necessitarem de exames periódicos para assegurarem uma saúde preventiva. É prudente realizar exames oftalmológicos semestralmente, em crianças e adolescentes já usuários de correção visual, e anualmente, nos adultos, seja ou não usuário de óculos, e nas demais crianças e adolescentes.

SE NÃO USAR OS ÓCULOS VOCÊ VAI ACABAR COM UM FUNDO DE GARRAFA NO ROSTO?
MITO! Respondendo às duas afirmações anteriores, os óculos não modificam os olhos como estrutura, apenas alteram as imagens por eles percebidas. Portanto, usar não vicia ou faz aumentar ou diminuir o grau refrativo. Ocorre que, como as imagens estão mais nítidas e não há esforço visual, há mais conforto e assim estabelece-se a necessidade, não o vício, do uso da correção visual mais constantemente. Outro aspecto a ser comentado é que em crianças com erros refrativos importantes a ausência de correção visual, com óculos, poderá comprometer o desenvolvimento normal da visão, chamada AMBLIOPIA, irreversível se descoberta tardiamente.

ASSISTIR TV DE PERTO OU DEITADO PREJUDICA OS OLHOS?
MITO! Não há prejuízo, mas pode causar desconforto e sonolência por exigir um esforço maior para focar as imagens e manter o paralelismo ocular com o intuito de distinguir as imagens em sua percepção correta.

FONTE:http://www.inbol.com.br/patologias/mitos-e-verdades-em-oftalmologia/

Nenhum comentário: