segunda-feira, 30 de julho de 2012

USO INADEQUADO DE MAQUIAGEM PODE FAZER MAL À SAÚDE


maquiagem

Companheiros da maioria das mulheres, os cosméticos, de uma maneira geral, são um grande depósito para bactérias e dependendo do local de armazenamento e modo de uso o risco aumenta mais. O pior são os específicos para região dos olhos, como lápis, delineadores e máscaras que podem causar alergias, coceiras, conjuntivites e até infecções mais sérias na mucosa ocular.
Segundo o oftalmologista Dr. João Luiz Pacini Costa, diretor médico do grupo Visão Institutos Oftalmológicos Associados, as maquiagens não devem ser compartilhadas. “Um rímel, uma sombra ou um lápis de olho, pode ser veículo de transmissão de conjuntivite bacteriana. Por isso, os produtos devem ser pessoais e intransferíveis”, ressalta Pacini.
A remoção correta da maquiagem ocular também é fundamental porque impede a inflamação das pálpebras, chamada de blefarite. “É muito comum em pacientes do sexo feminino a patologia que causa coceira, queimação, lacrimejamento, tersóis, visão embaçada e escamas nas margens das pálpebras”, explica o especialista.

Fique de Olho:
· O rímel e a máscara têm validade pequena, durando até 6 meses dependendo da marca. Qualquer mudança na consistência ou na cor do produto já é um sinal que chegou a hora de trocar. Nunca tente melhorar a qualidade adicionando água ou óleo.
· Os pincéis merecem atenção especial. Poucas pessoas têm o hábito de lavá-los. A limpeza deve ser feita semanalmente com água morna e sabão neutro.
· Para não correr o risco de ter problemas por causa da maquiagem, cheque sempre a data de validade e preste atenção no local adequado de armazenagem que consta na embalagem.

Nenhum comentário: