quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DOENÇAS DA CHUVA PODEM PROVOCAR DANOS À VISÃO

Pacientes com hepatite A, dengue e leptospirose precisam ficar atentos aos olhos

POR Fernanda Portugal

Em tempos de enchentes e epidemia de dengue, todo cuidado é pouco também com a saúde dos olhos. O Instituto Penido Burnier de Oftalmologia alerta que doenças causadas pela água acumulada — como a própria dengue e a hepatite A — podem acarretar problemas sérios na visão. Já a leptospirose não provoca danos às vistas, mas um exame ocular pode indicar a gravidade da infecção. Por isso, o ideal é que pacientes com algum destes males não deixem de consultar um oftalmologista.

Foto: Reprodução

Segundo o especialista Leôncio Queiroz Neto, do instituto, quem contrai hepatite A pode ter neurite óptica. “É uma inflamação do nervo óptico que pode causar perda parcial da visão”. De acordo com o oftalmologista, os pacientes sentem dor nos olhos e passam a enxergar menos. A maioria se recupera, aos poucos. “Mas como sequela fica a perda da visão de contraste”, explica Queiroz.
No caso da dengue, o risco é de ocorrer uma hemorragia intraocular. A diminuição na quantidade de plaquetas na corrente sanguínea — típica da doença — atrapalha a capacidade de coagulação, facilitando a perda de sangue. “Outro perigo é a oclusão vascular causada pelo depósito de anticorpos nas paredes internas dos vasos e artérias, que também pode causar hemorragia”, afirma o médico. Ele alerta que pessoas que contraem dengue devem fazer exame de fundo de olho, para diagnosticar uma possível hemorragia intraocular e iniciar tratamento para impedir o sangramento.
Em relação à leptospirose, explica, “os olhos revelam a gravidade da contaminação”, diz Queiroz. Ele ensina que, se ficarem amarelados, há necessidade de internação hospitalar imediata. Para evitar o contágio, a dica é usar botas ou galochas quando houver necessidade de contato com a água da chuva.

FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/doen%C3%A7as-da-chuva-podem-provocar-danos-%C3%A0-vis%C3%A3o-1.563118


Nenhum comentário: