quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

COMO ESCOLHER SEUS ÓCULOS

Uma dúvida bastante comum entre as pessoas que utlizam óculos é saber qual óculos comprar. Qual tipo de lente escolher e qual armação fica melhor são perguntas bastantes comuns, então vamos definir alguns pontos.

Qual tipo de lente de óculos devo usar?

Isso vai depender do seu tipo de grau, da finalidade do óculos (usar o tempo todo, usar só para ler, usar para esportes, para dirigir etc) e do seu orçamento (o preço pode variar muito de acordo com a qualidade das lentes). Quando você for visitar as óticas para comparar preços, lembre-se de perguntar ao óptico a marca e as características das lentes que ele relacionou no orçamento. Deve-se comparar as mesmas lentes pois só assim a base de comparação será justa e possibilitará uma boa decisão. Às vezes uma lente mais barata numa ótica é de qualidade muito inferior a lente oferecida em outra ótica.
Alguns tratamentos como anti-arranhão e anti-reflexo melhoram a qualidade da visão e a duração dos óculos
 
Lentes com e sem anti-reflexo
Lentes arranhadas
Qual material de lente devo escolher?

As lentes de óculos podem ser feitas de vários materiais diferentes:
Vidro ou Cristal: É um material resistente a riscos porém muito pesado e pode quebrar com facilidade.
Resina:
É a lente mais comum e mais utilizada. É boa para graus baixos mas quando o grau é mais alto, não apresenta uma boa qualidade de imagem. Por ser fácil de arranhar requer tratamento anti arranhão.
Policarbonato: é uma lente muito resistente e leve e por isso é a preferida para crianças e esportistas. Também apresenta boa proteção ultravioleta.
Trivex: É um material novo no mercado e que é ainda mais resistente do que o policarbonato. E ainda assim são lentes leves.
Alto Índice: São lentes com alto índice de refração (1,67 ou 1,74) o que faz com que sejam lentes finas e leves. Proporcionam imagens de alta qualidade e podem ser usadas em graus altos. Cada fabricante tem um nome diferente para as suas lentes de alto índice.


Como saber se as lentes são verdadeiras?

Qual a diferença entre uma lente de óculos que custa três vezes mais do que uma outra? E como saber se realmente as lentes que escolhi são as que estarão nos meus óculos?
A maneira mais eficaz é observar as “marcações nas lentes”. Invisíveis a olho nu, essas marcas aparecem quando as lentes são colocadas contra a luz ou com o uso de aparelhos próprios. Especialmente as lentes multifocais ou antireflexo tem essas marcas que são uma garantia contra falsificações. O seu médico ou o ótico podem conferir isso para você.
Na hora de pegar seus óculos peça ao vendedor o selo de autenticidade e garantia das lentes. A maioria dos fabricantes tem um cartão de garantia do produto e, no caso de um defeito de fabricação, essas empresas  oferecem uma garantia ampla e, às vezes, até a troca das lentes sem custo algum para o paciente.

Qual a melhor lente de acordo com o meu grau?

Como dito acima, pessoas com graus altos devem optar por lentes de alto índice pois são mais finas e mais leves, evitando aquele velho “fundo de garrafa”.

Lentes para astigmatismo: Pessoas com astigmatismo alto são muito sensíveis à qualidade de confecção dos óculos. Por isso, a escolha das lentes e a centragem das mesmas é fundamental. Lentes chamadas asféricas ou biasféricas são as melhores opções. Lentes surfaçadas ou digitais são personalizadas e permitem minimizar as diferenças de espessura de borda das lentes.

Lentes para Hipermetropia: As lentes usadas para corrigir a hipermetropia são lentes positivas (+). Por isso elas causam um efeito “lupa” aumentando o tamanho do rosto da pessoa que usa esse óculos. Por isso, os óculos devem ficar bem ajustados e próximos dos olho para minimizar esse problema. Além disso, lentes de alto índice ou policarbonato são mais leves e finas e causam menos efeito “lupa”.

Lentes para Miopia: Da mesma maneira que na hipermetropia, as melhores são as de alto índice. Quantos mais finas as lentes menos distorções causarão no tamanho do rosto da pessoa que está usando os óculos.


Óculos para a prática de esportes: O policarbonato costuma ser o material de escolha para atividades esportivas em função de seu baixo peso e elevada resistência. Deve-se evitar armações grandes, optando preferencialmente pelas de tamanho pequeno, bem adaptada ao rosto do usuário, com alta resistência e elástico preso nas hastes, apoiados na cabeça. 

Óculos para dirigir: As lentes solares polarizantes são indicadas para motoristas, pescadores, velejadores e outros praticantes de atividades externas . As lentes absorvem a radiação indesejável e reduzem a quantidade de luz visível, diminuindo significativamente os reflexos. Também existem as lentes night drive, que tem uma coloração especial e um antirreflexo que melhoram a qualidade da visão para dirigir a noite, principalmente na chuva. São ótimos óculos para dirigir a noite


visão com as lentes night drive

Qual armação devo escolher para o meu óculos?

A armação usada nos óculos podem representar um custo muito mais alto do que a própria lente do óculos. No entanto, é a armação que vai deixar seu óculos bonito e confortável para o uso diário. Muitas pessoas tem vários óculos com armações diferentes para usar em ocasiões diversas e combinar com a roupa ou com o momento (mais sério ou mais despojado).

Regra básica para escolher a armação:
Os óculos montados de forma correta devem ficar apoiados nas orelhas e no nariz. As lentes não devem encostar nas bochechas. Em geral, as armações com ângulos e formas retas deixam a expressão mais séria e as armações com formas arredonddas deixam a fisionomia mais leve e suave.

Se a armação que você escolher tiver aquelas plaquetas para apoiar no nariz, prefira as de silicone, que incomodam menos. As hastes que prendem os óculos nas orelhas não devem pressionar a parte lateral do rosto mas também não devem ficar muito soltas para que o óculos não caia ao olhar para baixo.


A melhor armação para cada tipo de rosto:

Existe algumas regras antigas para escolher o tipo de armação de acordo com o formato do rosto. Isso não é uma verdade absoluta mas pode ajudar. Na verdade, o importante é a pessoa se sentir bem com aquele óculos e não o que é determinado por regras criadas por outras pessoas.


O rosto oval é um dos melhores tipos de rostos, pois combina com a grande maioria das armações. Mas para evitar que o rosto fique longo demais, o melhor é optar por modelos não muito largos.
Quem tem rosto arredondado deve adotar, de preferência, armações quadradas ou retangulares, já que elas suavizam e afinam o rosto.
Já as pessoa com rosto mais quadrado, com testa e queixo largos, com maxilares salientes, devem evitar armações redondas e optar por óculos que tenham aros com cantos retangulares e armações com suporte em fio de náilon, pois elas suavizam a aparência e ficam bem discretas.
Para as pessoas que tem rostos com formato triangular, com testa larga e queixo fino, as armações estreitas e arredondadas correspondem às opções mais adequadas. A armação deve ter a mesma medida ou ser mais larga que a parte mais larga do seu maxilar
 
FONTE: http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/como-escolher-seus-oculos.html

Nenhum comentário: